sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O QUE SIGNIFICA "BULLING"

Esta palavra ainda é muito nova no nosso cotidiano e que está chamando muita atenção. É uma palavra que
tem sua origem do  inglês, e que serve para identificar atos de violência física ou psicológica, etc....O Bulling pode ocorrer dentro das escolas, universidades, ruas ou até mesmo próximo de nossas casas ou vizinhos.

Nas escolas - Diga não ao bullying

Crianças entre os 11 anos e 16 anos são perseguidas, humilhadas e agredidas  pelos seus pares nas escolas. Normalmente manifestam-se por insultos, intimidações, apelidos cruéis, e constrangedores, acusações        \
injustas, actuações de grupos que hostilizam,  ridicularizam, e tornam num inferno a vida de outros alunos.
Muitos são excluídos e sofrem danos físicos, psíquicos, morais e materiais provocados pelo comportamento
bullying. O bullying acontece entre jovens e  crianças de todas as classes sociais, independentemente  da escola que frequentam, ou seja, tanto nas escolas de bairros degradados  como nos colégios particulares.


http://www.youtube.com/watch?v=tT5-1a5P1YI

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA INFANTIL NAS ESCOLAS

As brincadeiras infantis despertam nas crianças suas criatividades, que muitas vezes se encontram adormecidas, e que até mesmo ela própria não sabe até onde vai sua capacidade ou seu limite.       È de grande importância, quando observamos um sorriso iluminado de uma criança quando a mesma ganha um brinquedo, ela parece que ganhou  o mundo, isso não representa apenas uma satisfação pessoal para quem presenteia ou para quem é presenteado, é muito mais que isso, o outro está colaborando com a saúde física, mental e social da criança, e isso não tem preço. 

Brincadeiras infantis: importância para o desenvolvimento neuropsicológico

A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordarmos o assunto "jogos e brincadeiras infantis" não apenas como simples entretenimento, mas como atividades que possibilitam a aprendizagem de várias habilidades. O objetivo do artigo é correlacionar o lúdico, a brincadeira de infância, com recursos capazes de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, bem como fazer associação da atividade nervosa à cognição, objeto de estudo da neuropsicologia.

Tipos  de brincadeiras infantis:








A brincadeira infantil é um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
 Acriança gasta energia, e desenvolve sua parte intelectual e cognitiva. Nada melhor que aprender fazendo.





segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tecnologia da Informação nas escolas

O trabalho com a informática dentro das escolas, nos dias atuais, é fundamental para uma boa aprendizagem dos educandos, pois o professor oferecerá um conteúdo rico em informações e com isso, seus alunos se sentirão motivados e interessados pelas aulas.